Sem oposição, Wilson Leite é eleito presidente da Câmara Municipal de Canaã dos Carajás

Eleito em chapa única, o vereador do PDT vai liderar o legislativo municipal pelos próximos dois anos

Figura política que mais chamou a atenção no cenário canaense em 2017 e 2018, Wilson Leite (PDT) foi eleito, nesta quinta-feira (6), em sessão extraordinária, o novo presidente da Câmara Municipal de Canaã dos Carajás. Hábil e experiente articulador político, Leite foi eleito em chapa única, tendo Rael da Marcenaria (PHS), mais jovem vereador eleito, como seu vice. Agora eleito, o pedetista terá a árdua missão de liderar o legislativo pelos próximos dois anos.

Nem mesmo as polêmicas em torno da falta de quórum há pouco mais de uma semana, em sessão ordinária marcada para decidir o novo presidente, e as suspeitas de boicote ao pleito, conseguiram manchar a imagem de Wilson Leite, já que o novo presidente goza de popularidade entre os munícipes e teve a sua eleição aprovada por boa parte da população que utiliza as redes sociais.

Conhecido por dizer o que pensa e ter sido o principal nome de oposição a Jeová Andrade em 2017, o pedetista se tornou, para a surpresa geral, líder do governo em 2018. O legislador foi a ponte entre os dois poderes por cerca de sete meses, mas deixou de lado o posicionamento há algumas semanas quando, segundo as próprias palavras, “os compromissos firmados não foram cumpridos, portanto não quero mais ser líder deste governo.”

Vale lembrar que a sessão extraordinária que elegeu Leite só foi realizada graças a uma decisão judicial que obrigou Junior Garra (PR) a convocar os vereadores para eleger a nova diretoria da Casa de Leis nesta quinta-feira.

Nomes como Élio do Líder, Junior Garra, João Nunes e Walter Diniz foram preteridos na disputa e não tiveram forças para encabeçar uma chapa vencedora, conforme haviam sido feitas as apostas. Agora presidente do legislativo, Wilson Leite tem a chance de alcançar o seu maior objetivo: a Prefeitura de Canaã dos Carajás em 2020, visto que a tendência natural é que a notoriedade do cargo de presidente da Casa de Leis o impulsione na disputa majoritária.

Eleito, o parlamentar falou. “É uma grande honra poder ser o presidente do legislativo a partir do ano que vem. Tenho certeza que, juntos, nós faremos importantes mudanças aqui em Canaã dos Carajás. Lutar por uma cidade melhor é uma missão de todos nós e eu farei o possível para honrar o cargo que me foi confiado.”

Em seu discurso de “entrega de bastão”, Junior Garra pregou a união e fez um pedido a Wilson. “Não cometa o mesmo erro que eu. Cuide do legislativo, esqueça o executivo. O senhor foi eleito para cuidar dos vereadores.”

Mesa diretora: Presidente: Wilson Leite; 1º vice-presidente: Rael da Marcenaria; 2º vice presidente: Maria Pereira; 1º secretário: Walter Diniz, 2º secretário: Baiano do Hospital.

A chapa 01, a única na disputa, foi eleita, sem votos nulos, às 19h45min.

Post Author: Israel Morais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *