Pará: a cada 12 horas um preso consegue fugir de um presídio

Um levantamento feito pela Superintendência do Sistema Penitenciário do Pará (Susipe) revelou que de 1º de janeiro até 5 de novembro deste ano 618 presos conseguiram fugir dos presídios no estado do Pará. Somente 37% destes, ou seja, 229, foram recapturados e 389 gozam de liberdade e riem da cara do estado.

O número alarmante representa uma média de um preso foragido a cada 12 horas no Pará. O sistema carcerária do estado caminha rumo a um colapso e tem sofrido constantes ataques e fugas de detentos.

Os números assustam, ainda mais quando se compara com o ano anterior. Levando em conta todo o 2017, 403 foram presos e 169 recapturados. O aumento já é de mais de 50%.

O levantamento da Susipe informou ainda que em 2018, “28 presos morreram em confronto armado com a PM dentro de unidades prisionais do Estado, durante rebeliões, motins e/ou tentativas de resgate de presos”. Em 2017, foram 24 presos mortos, segundo o mesmo balanço.

A última fuga aconteceu esta semana no Centro de Recuperação Penitenciário Pará I(CRPP I), localizado no Complexo de Santa Izabel, na Região Metropolitana de Belém, quando 56 detentos fugiram.

(Com informações do Diário do Pará)

COMENTE VIA FACEBOOK

Post Author: Israel Morais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *