Fique ligado: Horário de verão começa neste domingo de Enem

Portões em Canaã e todo o Pará se abrirão às 11h e fecharão, pontualmente, às 12h. Cuidado para não perder a prova!

À meia noite deste domingo (4) começará o horário de verão brasileiro. Mais tarde, no mesmo dia, acontecerá o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Em 2018, o início do horário novo foi adiado por conta das eleições. A decisão foi criticada por muitos alunos que fariam a prova; no entanto, a medida foi aprovada e os vestibulandos precisam ficar atentos. Os relógios serão adiantados em uma hora em algumas regiões do Brasil, incluindo Brasília.

Por causa da adoção desse horário especial, as provas começarão em quatro diferentes fusos no país. Assim, os portões abrirão e fecharão em horários diferentes. Em Canaã dos Carajás e todo o Pará, os portões abrem às 11h e fecham, pontualmente, às 12h. A prova começará às 12h30.

As provas desse primeiro dia são de Linguagem, Ciências Humanas e a Redação, todas as três demandam uma carga de leitura muito grande, se comparada ao próximo dia de exame, domingo (11), quando serão feitas as provas de Ciências Biológicas e Matemática.

Por isso, se o candidato dormir mal, correr para não perder o horário ou chegar em cima da hora, o nervosismo e a ansiedade podem ser grandes e aumentar as distrações na hora da prova.

O preparo para o horário de verão deve ser feito por estudantes de todo o país, isso porque a aplicação do Enem segue o horário de Brasília que terá o fuso modificado.  Em nota, o MEC (Ministério da Educação) informou que os estudantes deverão “redobrar a atenção sobre o horário de verão, que será rigorosamente cumprido”.

 

Horário do Enem nos diferentes Estados

Para alunos do Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo os portões abrirão às 12h e fecharão às 13h, a prova começa às 13h30.

(Com informações do R7)

 

Post Author: Israel Morais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *