IFPA inicia atividades em Canaã já no próximo mês

Instituto Federal vai ofertar 40 vagas para a pós graduação no município. Convênio foi assinado na manhã desta quinta-feira pelo prefeito Jeová Andrade

Canaã dos Carajás deu um importante passo rumo para a implantação do ensino superior no município. Na manhã desta quinta-feira (20), o prefeito Jeová Andrade assinou um convênio com o Instituto Federal do Pará (IFPA). Além do prefeito, Rubens Rodrigues, diretor do IFPA em Parauapebas, e Cláudio Alex Rocha, reitor do campus, também assinaram o documento. A partir de agora, a Prefeitura de Canaã e a entidade de ensino possuem um acordo de cooperação técnica.

A previsão inicial é que as aulas no instituto tenham início já no mês de outubro. Nesta primeira etapa, 40 vagas serão ofertadas para alunos de pós-graduação. A expectativa é que este seja o primeiro passo para a implantação do Polo Universitário de Canaã. “Nesse primeiro momento, vamos ofertar essas vagas para a pós-graduação. No ano que vem, vamos levar cursos de acordo com o perfil da região, mecânica, automação. Os mesmos que são oferecidos aqui em Parauapebas serão levados também para Canaã” explicou Rubens Rodrigues.

Edilson Valadares, secretário de educação, comemorou a novidade. “Esse é o primeiro passo e estamos muito felizes por isso. Nós temos hoje mais de 500 alunos que vêm de Canaã por meio de transporte oferecido pela Prefeitura e o nosso objetivo é levar o curso até os alunos; não o contrário. Então, esse é um começo e já teremos, muito em breve, alunos atendidas pelo IFPA. Isso é fundamental para todos nós.”

Cláudio Alex afirmou que o esforço da Prefeitura para a instalação do IFPA no município foi fundamental. “É sempre fundamental que os gestores municipais tenham interesse na instalação do IFPA; no caso de Canaã, o governo foi atrás e abriu as portas para a ida do instituto lá. Essa é uma parceria importante e que vai render muitos frutos para a educação superior daquele município. Sabemos que há a demanda e vamos atender.”

Jeová Andrade afirmou que essa é a porta de entrada para o tão sonhado Polo Universitário do município. “Eu acredito que através dessa parceria teremos muitos frutos e, em breve, vamos ter ainda mais instituições na cidade. Vale lembrar que já estamos adiantados em relação a ida da Unifesspa para Canaã; ou seja, nós estamos trabalhando para suprir a demanda por educação superior no município. Queremos ser referência muito em breve.”

Na data da assinatura, o IFPA realizou também a 10ª edição do Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica. Alunos de todo o Pará se reuniram no campus de Parauapebas para mostras de seus trabalhos e pesquisas.

COMENTE VIA FACEBOOK

Post Author: Israel Morais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *