Projeto jiu-jitsu da PM forma campeões em Canaã


Na vida ou no esporte, projeto de jiu-jitsu treina jovens para ir atrás de medalhas e ter êxito como cidadãos


Com o objetivo de incentivar crianças e adolescentes a superarem seus limites através do esporte, a Política Militar de Canaã dos Carajás realiza, desde o ano passado, um projeto de jiu-jitsu no 17º Pelotão. A ideia surgiu através dos policiais militares, cabo Quaresma e do tenente Rafael Guimarães, ambos professores da modalidade esportiva. Em tão pouco tempo de existência, o projeto já atende dezenas de lutadores e estes, em competições regionais, se destacam trazendo medalhas para Canaã dos Carajás.


De acordo com a PM, a ideia tomou forma graças ao apoio de outros militares, que ajudaram na divulgação das ações. A partir disso, parcerias com empresários e moradores da cidade começaram a surgir; em pouco tempo, quimonos foram doados e o café da manhã para os atletas foi garantido.




“Todo esse esforço unido já começa a dar frutos. Vários dos nossos alunos já trouxeram medalhas de ouro, prata e bronze em torneios regionais realizados em Parauapebas. São alunos que acordam cedo e não medem esforços ao acordar cedo e caminhar quilômetros para chegar até o quartel. Sabemos que tanta dedicação é compensatória” afirmou o tenente Guimarães, comandante da PM em Canaã e um dos idealizadores do projeto.



Vale destacar que os atletas revelados pelo projeto são estudantes de escolas públicas e todo o desempenho escolar é acompanhado pelos monitores do projeto. “Assim, há um comprometimento maior de todos os envolvidos: pais, alunos, comunidade e instrutores. Além disso, também são feitas consultas médicas e doações de cestas básicas, com a ajuda de parceiros, para os alunos de baixa renda. Toda a ajuda é bem-vinda” explicou o tenente.



Na vida ou no esporte, a vitória nem sempre se restringe aos lugares mais altos do pódio. Vencer significa, muitas vezes, ser um cidadão de bem e contribuir da melhor forma possível para a sociedade. Com projetos assim, a certeza é que muitos futuros serão mudados para melhor e que vários campeões, do esporte e da vida, terão melhores histórias para contar.  



Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.