Praça da Juventude terá o nome de Papai Noel


Após polêmicas nas redes sociais, Câmara Municipal aprova por unanimidade o clamor popular pelo reconhecimento póstumo de Noel





A Câmara Municipal de Canaã dos Carajás aprovou, na noite desta terça-feira (8), a mudança do topônimo da Praça da Juventude, localizada no Bairro dos Maranhenses. A alteração do nome aconteceu através de um Projeto de Lei de autoria do vereador Gesiel Ribeiro (PHS), apresentado durante a 14ª Sessão Ordinária do Legislativo. A praça, que levava anteriormente o nome de José Mendes, pai de Anderson Mendes, vai se chamar agora Praça da Juventude Papai Noel, em homenagem a Noel Cirino de Carvalho, morto no ano passado.

O Projeto de Lei de Gesiel atende um clamor popular pela mudança do topônimo. Desde a última semana, manifestações nas redes sociais mobilizaram centenas de pessoas em torno da causa e ninguém parecia disposto a ceder ao nome de batismo do centro de lazer. A indicação do nome de José Mendes veio através de um projeto do vereador Chefinho (PDT), no ano de 2016, antes da morte de Noel.

O tempo passou e Noel veio a óbito um ano depois. A partir daí, o sonho de se ter o nome da mítica figura de Cirino na Praça da Juventude nasceu entre familiares e amigos. Um ano depois da morte de Noel, dois anos depois de aprovado o topônimo e uma semana antes da inauguração, a pressão popular foi maior do que a memória deixada por José Mendes.

Gesiel falou sobre a proposta. “Esse assunto não precisava nem ter chegando onde chegou. Não é fácil para ninguém e sei que as duas famílias estão sofrendo nesse momento. Respeitamos a família do José e sabemos que ele foi um desbravador e guerreiro do município, mas a vida do Noel vai estar sempre naquele lugar e, independente do nome que a gente coloque, aquele lugar vai sempre se chamar ‘Praça do Papai Noel’. Já o José Mendes merece ser homenageado e tenho certeza que espaços melhores vão vir na futuro para que a gente possa lembrar dele.”



Rael da Marcenaria mostrou apoio à família, mas também se posicionou contra os ataques sofridos pelo prefeito Jeová desde a divulgação da data de inauguração da praça. “Em momento algum o gestor se manifestou contra o nome do Papai Noel e nem nós vereadores. Eu quero deixar a minha saudação às famílias envolvidas no caso e queria dizer a quem atacou que venha aqui conhecer a verdade antes de falar qualquer coisa. Isso é coisa séria.”

A viúva de Noel Cirino, Soliene Carvalho, falou sobre a história do marido. “Ele fez um trabalho belíssimo pelas crianças e pela sociedade local. Esse povo aqui era também a família do Papai Noel. Estamos muito felizes, pois sabemos da importância do Noel pro município.”

A Praça da Juventude Papai Noel será inaugurada neste sábado (12) com grande programação organizada pelo Governo Municipal.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.