Novo método alfabetizador é apresentado aos profissionais da educação em Canaã


Cerca de 120 professores que atuam na alfabetização foram apresentados ao método sociolinguístico. Nova técnica de introdução à leitura deve melhorar os resultados do município, conforme as metas do PNAIC




A alfabetização em Canaã dos Carajás vai mudar. Para tanto, a Secretaria Municipal de Educação introduziu os seus profissionais ao método sociolinguístico. A novidade tem o objetivo de melhorar os resultados da alfabetização no município e atender, de forma ampla, as metas estabelecidas no Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC).

Cerca de 120 educadores foram apresentados ao novo método nesta segunda e terça-feira (14 e 15), no auditório do Centro de Formação de Profissionais da Educação. Presente na qualificação, o secretário de educação Edilson Valadares destacou a necessidade do reforço na alfabetização infantil e que a nova proposta vai de encontro a essa necessidade.

Érika Nayanna Cardoso, coordenadora pedagógica e responsável pela introdução ao novo método, concedeu entrevista e explicou a novidade. “O método sociolinguístico não veio para aniquilar tudo o que a gente já vinha fazendo; pelo contrário. Nós pretendemos agregar mais valores e melhorar mais ainda as práticas alfabetizadoras, como a leitura, desenvolvimento de jogos educativos, matemáticos... Tudo isso vai permanecer. O que estamos fazendo é aplicando uma nova técnica de alfabetização, utilizando uma ficha de descoberta, que é trabalhada sempre a partir de uma palavra geradora; essa palavra será analisada, estudada sílaba por sílaba, os alunos verão a possibilidades de outras sílabas... Sempre a partir dessa palavra. Com isso, conseguimos levar o aluno a pensar e compreender a escrita.”

Após a formação, que deve ser concluída nesta quarta-feira (16), os educadores vão elaborar uma atividade a ser executadas nas escolas. Tendo feito isso, serão realizadas novas formações. A previsão é que o método sociolinguístico seja implantado já no próximo semestre. 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.