Novo método alfabetizador é apresentado aos profissionais da educação em Canaã

CANAÃ DOS CARAJÁS EDUCAÇÃO Novo método PNAIC

Cerca de 120 professores que atuam na alfabetização foram apresentados ao método sociolinguístico. Nova técnica de introdução à leitura deve melhorar os resultados do município, conforme as metas do PNAIC

A alfabetização em Canaã dos Carajás vai mudar. Para tanto, a Secretaria Municipal de Educação introduziu os seus profissionais ao método sociolinguístico. A novidade tem o objetivo de melhorar os resultados da alfabetização no município e atender, de forma ampla, as metas estabelecidas no Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC).
Cerca de 120 educadores foram apresentados ao novo método nesta segunda e terça-feira (14 e 15), no auditório do Centro de Formação de Profissionais da Educação. Presente na qualificação, o secretário de educação Edilson Valadares destacou a necessidade do reforço na alfabetização infantil e que a nova proposta vai de encontro a essa necessidade.
Érika Nayanna Cardoso, coordenadora pedagógica e responsável pela introdução ao novo método, concedeu entrevista e explicou a novidade. “O método sociolinguístico não veio para aniquilar tudo o que a gente já vinha fazendo; pelo contrário. Nós pretendemos agregar mais valores e melhorar mais ainda as práticas alfabetizadoras, como a leitura, desenvolvimento de jogos educativos, matemáticos… Tudo isso vai permanecer. O que estamos fazendo é aplicando uma nova técnica de alfabetização, utilizando uma ficha de descoberta, que é trabalhada sempre a partir de uma palavra geradora; essa palavra será analisada, estudada sílaba por sílaba, os alunos verão a possibilidades de outras sílabas… Sempre a partir dessa palavra. Com isso, conseguimos levar o aluno a pensar e compreender a escrita.”
Após a formação, que deve ser concluída nesta quarta-feira (16), os educadores vão elaborar uma atividade a ser executadas nas escolas. Tendo feito isso, serão realizadas novas formações. A previsão é que o método sociolinguístico seja implantado já no próximo semestre. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *