Com o prazo para regularização de títulos terminado, Canaã registra quase 40 mil eleitores


Apesar da debandada de pessoas após o término das obras de implantação do projeto S11D, município praticamente não registrou queda de eleitorado






Quem regularizou o título, regularizou; quem não regularizou, não regulariza mais! Isso porque o prazo máximo estipulado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) foi ontem, quarta-feira (9), em todo o Brasil. A população terá que escolher neste ano presidente, governador, dois senadores, um deputado federal e um deputado estadual em outubro.

Em Canaã, o último dia de regularização eleitoral foi de muita correria. Centenas de pessoas procuraram o posto de atendimento municipal para resolver a questão nas últimas horas em que podiam fazer a tarefa. Como bons brasileiros deixando para a última hora, os canaenses tiveram que enfrentar o sol quente para resolver a questão.

Segundo Raimundo Alves, diretor do posto eleitoral do município, a procura no último dia acabou causando transtornos que poderiam ser evitados. “Nessa última semana nós passamos a fazer mais de 100 títulos por dia, o que acabou causando uma maior lentidão no atendimento. Isso fez a pessoas precisarem esperar um pouco mais. Quem veio só nos últimos dias poderia ter evitado toda esse espera se tivesse vindo antes.”

O diretor também destacou os números eleitorais do município. Em 2016, ano das últimas eleições no Brasil, Canaã dos Carajás tinha 39.832 eleitores. De acordo com Raimundo, o número caiu por reflexo da desmobilização das obras do S11D. “Passou as eleições e nós voltamos ao trabalho em novembro de 2016. Trabalhamos desta data até ontem cadastrando novos títulos e regularizando. Ainda não possuo os dados atualizados, mas, até o fechamento de abril, Canaã tinha 39.700 eleitores. Ou seja, mantivemos o mesmo patamar de eleitores para cá.”

Os números, no entanto, ainda não são definitivos. A estatística oficial do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) só será atualizada em meados de junho e os números podem ser maiores ou menores, já que antigos eleitores de Canaã podem ter transferido os títulos para outras localidades.

Raimundo lembrou também que jovens entre 16 e 18 anos procuraram bastante o posto eleitoral nos últimos dias e que o número de pessoas a votarem pela primeira vez deve ser alto. A confirmação virá também com a atualização dos números do TRE.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.