Unidades de Saúde já atendem até as 19h em Canaã


Inovador modelo de atendimento fortalece atenção básica no município


Foto: Jefferson Almeida


Quem procura pelas Unidades de Saúde da Família em Canaã dos Carajás encontra, desde a última segunda-feira (16), um novo formato de saúde. Os postos médicos já atendem das 08h até às 19h, sem intervalos para almoço, desde a data em questão.  O novo modelo de atendimento aos usuários da rede municipal é inovador e Canaã dos Carajás é a primeira cidade no Pará o sistema. O objetivo é proporcionar a todos os usuários um atendimento mais amplo e mais eficiente.

Conforme explicou a secretária de saúde, Daiane Celestrini, os pacientes serão atendidos em qualquer horário que chegarem às unidades e não será mais necessária a distribuição de senhas. A proposta pretende desafogar o hospital municipal e eliminar as filas de espera nos postos de saúde: “Ninguém mais vai precisar ir de madrugada para o postinho. Todos terão uma escuta qualificada, serão ouvidos e direcionados para o atendimento. A nossa ideia é que os problemas dos usuários sejam resolvidos em até 72h” explicou Daiane.

O novo modelo fará o fortalecimento da atenção básica dos usuários da saúde municipal. Para quem não sabe, atenção básica é o atendimento inicial a quem procura auxílio médico. No antigo modelo, as pessoas eram obrigadas a se deslocar até o hospital para resolver a maioria dos problemas. Agora, somente os casos mais graves, de urgência e emergência, serão atendidos no centro médico.

Na última semana, servidores da pasta passaram por uma qualificação profissional e já estão aptos à nova condição de saúde do município. Além disso, o E-SUS, sistema de prontuários eletrônicos, já está funcionando e deve agilizar o atendimento aos usuários, já que cada paciente terá o seu histórico clínico arquivado em um banco de dados.



Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.