Secretário de educação visita unidades de tempo integral no Tocantins


Definidas como principal meta de sua gestão, Edilson Valadares foi até Palmas, Tocantins, para conhecer de perto escolas de tempo integral


O ensino em Canaã dos Carajás está prestes a alcançar mais uma grande conquista: o ensino de tempo integral. A novidade é aguardada por pais e alunos já há bastante tempo no município. O investimento em novas escolas e a queda do número de alunos poderá permitir que a novidade chegue em breve na Terra Prometida.


Edilson Valadares, atual secretário de educação, admitiu em sua posse, no último dia 3 de abril, que a implantação de escolas de tempo integral é a sua principal meta enquanto gestor da pasta.



Buscando conhecimento a respeito da modalidade de ensino, Valadares viajou até Palmas, Tocantins, para acompanhar de perto a rotina de escolas de tempo integral. Por lá, o secretário canaense foi recebido pelo gestor da educação de Palmas, Danilo Melo.



Várias unidades da capital foram visitadas e Edilson pôde ter uma ideia dos rumos que a educação local precisa tomar para alcançar tal conquista. Questionado, Edilson falou à reportagem sobre a visita: "O secretário Danilo já foi o meu professor em Palmas. Ele me levou até essas escolas para que eu pudesse ver de perto esse trabalho. As escolas são muito boas e funcionam perfeitamente. Um dos intuitos que tenho à frente da Secretaria é implantar esse ensino em Canaã. Além disso, também temos o objetivo da elevação do IDEB; em Palmas é bem alto. Foi uma visita muito produtiva e uma boa troca de experiências."

Valadares também explicou a rotina dos alunos nas unidades tocantinenses: "Aqui o estudante entra às 07:00h, ele tem as refeições durante o dia, peças teatrais, aulas de música, aulas de dança; lá existe um projeto 'Roça na Escola', eles plantam e consomem na merenda. O que sobra, eles fazem a feira no sábado na quadra coberta. Gostei bastante e acho que pelo menos duas já podem ser implantadas. Há o interesse do governo de construir uma escola de tempo integral lá no Residencial Canaã."

O secretário também falou sobre a possibilidade de uma parceria com a Vale para essa implantação. De acordo com ele, o secretário Danilo ganhou o apoio da mineradora no projeto das integralidade do ensino nas instituições da capital.

Segundo o prefeito Jeová Andrade, escolas de tempo integral deverão ser implantadas em Canaã até o ano de 2019.











Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.