Na 10ª Sessão do Legislativo em 2018, vereadores votam projetos e Wilson Leite reassume liderança do governo


Na ocasião, líder do governo mostrou otimismo em sua fala e convocou toda a comunidade a fazer parte do planejamento do governo municipal



Depois de uma semana sem Sessão Ordinária em Canaã dos Carajás, por conta da falta de quórum na última terça-feira (3), os vereadores retomaram os trabalhos na noite desta terça (10). Todos os legisladores, à exceção de Vânia Mascarenhas (PDT), estiveram presentes na Casa de Leis e participaram dos debates e votações na Ordem do Dia. Um bom público compareceu à Sessão, que teve ainda a presença do vice-prefeito Alexandre Pereira, do diretor-presidente da Funcel, Jander Fonteles e do procurador geral do município, Hugo Leonardo. Nenhuma indicação foi feita pelos vereadores durante o Pequeno Expediente.


Hugo Leonardo foi o primeiro a fazer o uso da palavra no Grande Expediente. O servidor falou sobre os trabalhos desenvolvidos pela Procuradoria nos últimos anos e lembrou que a demanda jurídica é cada vez maior. “A Procuradoria faz todo tipo de acompanhamento jurídico. Em 2017, nós conseguimos atender a demanda que chegou. E em 2018, nós já conseguimos emitir mais de 150 pareceres em processos licitatórios.” Hugo destacou as novas aquisições da pasta que dirige e afirmou que os profissionais poderão oferecer mais qualidade nos serviços de advocacia do município.

Já o presidente Junior Garra (PR) usou a tribuna para falar sobre alguns problemas na zona rural do município. No telão, Garra exibiu fotos do local afetado pelas chuvas e fez uma solicitação verbal para que a Secretaria de Obras providencie melhorias para a região. O presidente elogiou ainda o fato de os fazendeiros da região terem disponibilizado cascalho para os reparos nas estradas vicinais.

Wilson Leite (PDT), por sua vez, reassumiu a posição de líder do governo na Câmara Municipal: “Eu poderia não ter aceitado a liderança do governo, mas acredito em Canaã. Não tenho dúvidas que juntos vamos recuperar a economia dessa cidade e a população vai voltar a acreditar no governo.”

O pedetista também afirmou que a economia do município já se mostrou favorável e o governo tem se empenhado em uma retomada da economia. O vereador também lembrou que ainda há famílias em estado de vulnerabilidade, mas que já há uma mobilização maior por parte do poder público na busca de maneiras de se ajudar essas pessoas.

Anderson Mendes (PTB) não poupou críticas ao governo municipal. O petebista criticou algumas fiscalizações que a Prefeitura tem feito junto aos vendedores ambulantes do município: “Nós precisamos que o poder público deixe o vendedor de espetinho, o vendedor de milho trabalhar. Assim, temos mais emprego e renda.”



Anderson também direcionou críticas ao planejamento municipal: “Eu nunca fui convidado para participar dos debates na Prefeitura. Em Canaã tem dinheiro! O que a gente percebe mesmo é falta de planejamento.” O parlamentar também comentou sobre a viagem que fez na última semana a Marabá em busca de mais policiamento para o município. De acordo com ele, a viagem rendeu bons frutos e mais três policiais foram destacados para atuarem em Canaã. Além disso, Anderson pediu que a Prefeitura fizesse um convênio, junto ao governo do estado, para a compra de viaturas para as Polícias Civil e Militar, na intenção de melhorar a segurança pública na cidade.

Maria Pereira (PDT) também fez o uso da palavra e destacou que os vereadores têm trabalhado para ajudar o governo: “Nós temos sido sempre parceiros do executivo; tudo que é benefício para o povo nós estamos atendendo e aprovando.”

Durante a Ordem do Dia, os legisladores aprovaram dois Projetos:

Projeto de Emenda à Lei Orgânica 001/2018 – aprovado por unanimidade.

Projeto de Lei 003/2018, de autoria do vereador Junior Garra - que fixa a distância mínima a ser observada para a instalação de postos de combustíveis na cidade. – aprovada por unanimidade.

A 11ª Sessão Ordinária do Legislativo vai acontecer na próxima terça-feira (17), às 18h, na Câmara Municipal.



Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.