Urgente: Cães estão sendo diagnosticados com Calazar e serão sacrificados em Canaã dos Carajás



Com o objetivo de intensificar o combate e a prevenção à leishmaniose canina (Calazar) em Canaã dos Carajás, a prefeitura do município, por meio da Secretaria de Saúde, está realizando uma ação, entre os dias 20 e 22 de março, de testagem de animais com suspeita da doença. Os serviços estão sendo realizados em dois locais: No Ginásio Poliesportivo do Novo Brasil – região com maior incidência de casos suspeitos – e na sede da Associação Anjos de Patas.
Nos três dias, das 8h às 12, será realizada a avaliação de animais com clínica sugestiva da doença e coleta de sangue para testagem rápida. Nos casos em que o resultado for positivo, os animais serão encaminhados para a Associação Anjos de Pata e será realizado um exame de contraprova. Com a confirmação, o proprietário deve preencher um termo de doação para a realização da eutanásia no animal doente.
Juntamente com a testagem, a Secretaria de Saúde também vai realizar um “inquérito vetorial”, com a captura de mosquitos para análise pelo centro de zoonoses de Marabá, com objetivo de identificar a localidade com maiores índices de infestação.
Uma parcial:
Ontem foram realizados 60 testes rápidos, onde 49 atestaram resultados positivos com doença CALAZAR!
FONTE: Blog do Pedro Reis

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.